Notícias

< < Voltar

Data: 04/05/2016

Vereadores aceitam pedido de renúncia do prefeito de Chopinzinho

Leomar Bolzani (PSDB) é suspeito de mandar matar promotor da cidade. Com a decisão, ele perde o foro privilegiado no Tribunal de Justiça.

A Câmara de Vereadores de Chopinzinho, no sudoeste do Paraná, decidiu aceitar o pedido de renúncia do prefeito afastado da cidade, Leomar Bolzani (PSDB). Com a saída dele, os parlamentares deverão empossar o vice-prefeito Rogério Masetto (PDT) para o cargo.
Bolzani cumpre prisão domiciliar desde novembro de 2015. Ele é suspeito de mandar matar o procurador do município, Algacir Teixeira de Lima, em março do mesmo ano.
Com a renúncia, Bolzani perde o direito ao foro privilegiado, no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Caso seja julgado pelo crime, o processo deverá correr em primeira instância, na Comarca de Chopinzinho.
“Desde o início ele queria ser julgado por Chopinzinho, pelo seu Município. Ele insistiu, foi orientado e estamos fazendo isso agora, com a renúncia. A rapidez no andamento do julgamento é um dos fundamentos. Mas, o principal é que ele é daqui, filho de Chopinzinho, prefeito da cidade. Por isso, a motivação maior é perder o foro privilegiado e ser julgado por seus pares”, destacou o advogado de defesa, Auro Almeida Garcia.
O comunicado oficial da renúncia foi entregue à Câmara Municipal na sexta-feira (29). Com a aprovação dos vereadores, o prefeito em exercício, Rogério Masetto (PDT), será efetivado no cargo.
Desde que passou a cumprir a prisão domicilar, Bolzani não pode ultrapassar o limite de dez metros de casa e está proibido de fazer contato com parentes do procurador ou testemunhas do processo, além de não poder se mudar ou sair de casa sem autorização da justiça. Caso a renúncia seja aceita e o processo encaminhado à Vara de Justiça de Chopinzinho, caberá ao juiz local decidir se a prisão será mantida nos mesmos moldes.
“Vamos tentar revogar essa prisão para que ele, que é professor, possa voltar a trabalhar”, comentou Garcia.
Segundo as investigações, o crime foi motivado por uma denúncia feita pelo procurador sobre a ação de um grupo que vinha agindo dentro da prefeitura de Chopinzinho e era chefiado pelo então prefeito. O procurador foi morto a tiros quando chegava em casa. Na época, sete pessoas foram presas, entre elas o então prefeito.
Em julho de 2015, o homem que confessou ter assassinado Lima negou ao juiz que cometeu o crime a mando do prefeito afastado e do ex-assessor Giovane Baldissera. Ele disse que agiu sozinho e matou a vítima por causa de uma dívida de R$ 2,5 mil.
Apesar de negar a participação de Bolzani ao juiz, em um vídeo divulgado pela polícia, o homem que confessou ter assassinado o procurador aparece dizendo que estava sendo pressionado a terminar o serviço. Ele cita "Pardal", apelido do ex-assessor do prefeito, e de uma mulher, conhecida como macumbeira, que teria intermediado a contratação do atirador, segundo a polícia.
A mulher também chegou a confessar para a polícia o envolvimento no crime. Mas, diante do juiz da Vara Criminal ficou calada. O marido dela e os dois irmãos, que teriam ajudado na fuga do assassino, de acordo com a investigação, também não falaram.
Por enquanto, apenas o ex-assessor do prefeito e a mulher tiveram o julgamento marcado. O júri popular deverá ser realizado no dia 29 de junho, em Guarapuava. Os demais aguardam o resultado de recursos apresentados.

Informações G1

Outras Notícias

Ver Todos

29/11/2024
Projeto "Aprender para Transformar" é concluído no Distrito de Santo Izidoro
Iniciativa multidisciplinar envolveu alunos do Ensino Fundamental para promover cidadania e valores sociais
29/11/2024
Há 23 anos, o mundo perdia um dos maiores músicos da história
George foi o mais jovem dos Beatles e o segundo da formação clássica do grupo britânico a nos deixar
29/11/2024
Veículos de luxo apreendidos na Operação Four Hundred são levados à PF de Cascavel
Porshe, Maverick e Opala estão estre as apreensões
29/11/2024
Indústria paranaense gera mais de 40 mil empregos até outubro
Setor responde por 25% das vagas no estado, com 136% de crescimento na geração de empregos industriais em 2024
28/11/2024
Três Barras do Paraná conquista Selo Ouro de Alfabetização do MEC
Município é reconhecido por ações efetivas em educação e alcança nota 9,8
28/11/2024
Titãs, Michel Teló, Sorriso Maroto e muito mais, Verão Maior Paraná terá 33 shows gratuitos
A revelação dos nomes aconteceu nesta quarta-feira (27)

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Portal Click 3
Três Barras do Paraná
Fones:
 (45) 99123-7611
              

Redação: contato@click3.com.br


 

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber informações sobre a Click 3.