Teve início na manhã de ontem (11), a Feira Agroecológia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A feira, é um ambiente de aquisição de alimentos orgânicos da agricultura familiar à disposição da comunidade interna e externa da Universidade.
De acordo com a integrante do assentamento Olga Benário de Santa Tereza, Isoleide Rodrigues, estão a exposição produtos com selos orgânicos como: pão integral, pão caseiro, cuca caseira, macarrão, bolachas caseiras, ervas para chimarrão, açúcar mascavo, café, arroz e cachaças, produtos que virão de cinco cooperativas do Estado.
Já a barraca que contem verduras e legumes está sendo organizada pelo assentamento Valmir Mota de Oliveira e segundo a coordenadora, Roseli dos Santos, são quatro famílias de movimentos diferentes que estão envolvidas no processo de fornecer os alimentos e 20 famílias estão no trabalho de certificar que todos os produtos são orgânicos. Os alimentos fornecidos são: saladas, temperos verdes, batas diversas, cenoura, milho verde, gengibre, beterrabas, rabanetes, entre outros.
Para as integrantes dos assentamentos, a proposta da feira é trazer para a população alimentos saudáveis e orientar as pessoas a terem um hábito alimentar melhor, a olharem para a produção alimentícia sem agrotóxicos de uma maneira diferente e buscar um modo de vida mais saudável.
A Feira Agroecológica ocorrerá todas as quartas-feiras no período matutino, das 9 horas às 12h30, aberta à toda população.
Texto: Dayane Melotto
Foto: Juliana Gregozewski