A embalagem genérica é indicada para reduzir a atratividade de produtos de tabaco para crianças, adolescentes e jovens.
O Núcleo Regional da Educação (NRE) de Cascavel, juntamente com a Área Técnica de Controle do Tabagismo, o Departamento de Promoção da Saúde (DEPS) e a Superintendência de Atenção à Saúde (SESA), da Secretaria Estadual da Saúde do Paraná, em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, alerta sobre doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
"Embalagens Genéricas de Produtos de Tabaco" é o tema da Campanha 2016, lançada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa reduzir a demanda por tabaco e seus derivados com a padronização das embalagens do produto.
A embalagem genérica é indicada para reduzir a atratividade de produtos de tabaco para crianças, adolescentes e jovens. No Brasil, tramita no senado federal dois Projetos de Lei que propõem a adoção de embalagem genérica para produtos de tabaco.
Com a padronização, as embalagens passam a ser iguais, seguindo um padrão definido pelo governo, que determina forma, tamanho, modo de abertura, cor, fonte, mantendo-se apenas o nome da marca. Também não possui logotipos, design e textos promocionais.