Televisão e computador: Não os deixem ligados sem necessidade, que tal as crianças brincarem no parque ou no quintal de casa? Estimule-as a brincadeiras saudáveis.
Chuveiro elétrico: Evite os banhos demorados e com água muito quente.
Geladeira e freezer: Só abra quando for necessário. Ao guardar ou pegar alimentos, faça de uma vez só, evitando o abrir e fechar da porta.
*Ao comprar eletrodomésticos em geral, opte sempre por aqueles mais econômicos, com classificação A ou B na etiqueta.
Energia elétrica: Durante o dia deixe a luz apagada, ao sair de algum cômodo (quarto, sala, cozinha, etc.) apague a luz. Procure sempre utilizar lâmpadas fluorescentes, apesar de serem mais caras, elas produzem mais luz, gastam menos e duram mais.
Cheque especial: Evite gastar o limite do cheque especial, as taxas e encargos que recaem em cima são altos. E Além disso, muito cuidado ao retirar um extrato da sua conta, alguns bancos somam o saldo da conta corrente com o do cheque especial, como se fosse uma coisa só, trazendo assim uma falsa impressão ao consumidor de que sua conta está maior. E lembre-se CHEQUE ESPECIAL NÃO É CONTA CORRENTE!
Cartão de crédito: Procure sempre pagar em dia a fatura, evite ao máximo parcelamento, possuem juros altíssimos, e quitar a dívida vai se tornar cada vez mais difícil.
Mercado e Lojas: Procure sempre pagar à vista, aproveite as promoções, com isso poderá pedir aquele desconto que fará toda a diferença. Evite ir ao mercado com fome, isso fará com que você compre itens sem necessidade. Evite compras por impulso.
Água: Certifique-se que as torneiras estejam sempre bem fechadas, e periodicamente verifique se não há vazamentos.
Máquinas de lavar, secar e Ferro de passar: Procure juntar o máximo de roupa possível e utiliza-los de uma vez só e na sua capacidade máxima. Estes entram no mesmo conceito que a geladeira e o freezer, opte pelos mais econômicos com classificações A ou B.
Telefone: Deve-se ter cuidado com interurbanos e ligações longas, procure junto com sua operadora planos que se adaptem em sua rotina. Isso vale tanto para telefones fixos quanto celulares.
Jaine Morozini, acadêmica de Gestão financeira
e Colunista do site www.click3.com.br