Os pais de uma criança de um ano e oito meses perderam a guarda do filho depois de uma foto postada no Facebook. Na imagem, a criança aparece levando um copo de cerveja em direção à boca. O caso aconteceu em Sarandi, na região metropolitana de Maringá, no Norte do Paraná.
A foto foi divulgada na rede social no dia 30 de outubro. Segundo o superintendente da Polícia Civil de Sarandi, Wilson Pinheiro de Barros, a denúncia chegou ao conhecimento das autoridades na segunda-feira (10), após denúncias encaminhadas pelo Conselho Tutelar. Entretanto, os pais foram ouvidos somente nesta terça-feira (11).
Inicialmente, Frank Junior de Oliveira Pereira, 18 anos, e Ana Paula Lima de Souza, 19 anos, pais do menino, afirmaram que a bebida retratada na imagem não era cerveja.
"Depois de muitos questionamentos, eles acabaram admitindo que estar errados e que realmente tratava-se de bebida alcoólica", explicou.
A imagem foi divulgada no perfil de Elen Ferreira de Matos, 21 anos, uma jovem que, atualmente, mantém um relacionamento amoroso com a mãe da criança. O pai e mãe do menino estariam separados.
"Ela explicou que cuidava dele em uma borracharia durante o horário de serviço dos pais, mas negou que tenha postado a foto. Elen disse que outras pessoas têm acesso ao seu Facebook e divulgaram a imagem sem o seu consentimento", contou o superintendente.
Frank, Ana Paula e Elen vão responder pelo crime descrito no Artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que dispõe do "fornecimento e entrega de produtos cujos componentes possam causar dependências física ou psíquica". Se condenados, a pena pode variar de seis meses a quatro anos de detenção, além de multa.
Os pais foram liberados após o depoimento. A criança foi levada a um abrigo do município. Caso outro familiar não assuma a responsabilidade, o menino será encaminhado à adoção.
Fonte: CGN