A prova da OBMEP (Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) é motivo de nervosismo para muitos alunos da rede pública de ensino no Brasil. Mas para Edivaldo Ramos Batista, de Três Barras do Paraná, a avaliação é motivo de alegria.
Em sua 8ª participação na prova, já conquistou três medalhas. O resultado da medalha mais recente conquistada, a de bronze, veio na quarta-feira (22), com a divulgação dos campeões da 13ª edição da prova em todo o Brasil. Edivaldo comunica a vitória nas redes sociais, com muita alegria e agradecimentos, afirmando que a Olimpíada de Matemática desperta sentimentos únicos nele. “Agradeço a esta Olimpíada, não só por me despertar um sentimento de amor pela matemática, mas também por me fazer viajar para outro mundo durante a prova , esquecendo todos os problemas da vida e me divertindo ao mesmo tempo, fazendo-me imaginar, calcular e raciocinar”, destaca Edivaldo.
O aluno ainda destaca que conheceu muitas pessoas, segundo ele, especiais, que também são fascinadas por números. “Elas buscam o conhecimento com alegria e emoção, sem sacrifícios ou lamentações ao buscar uma nova visão de mundo”, conta Edivaldo.
Com uma citação de Albert Einstein, Edivaldo destaca o valor da imaginação. “A imaginação é mais importante que o conhecimento. Conhecimento auxilia por fora, mas só o amor socorre por dentro. Conhecimento vem, mas a sabedoria tarda. Imagine, transforme-se em alguém diferente e melhor a cada dia, assim faremos nossa parte para um mundo melhor”, esse é o recado que o aluno deixa para as pessoas.
Edivaldo faz um agradecimento especial a Deus e a todos os professores que contribuíram para seu aprendizado e formação.
Além dele, outros alunos de Três Barras do Paraná também conquistaram medalha na OBMEP.
Medalha de Prata:
Igor Alípio Bresola Carabolante.
Medalha de Bronze:
Gabriel Beghetto Massariol;
Edivaldo Ramos Batista.
Menção honrosa:
Gustavo Dal Canton;
Vinicius Jose Morais dos Passos.