
Neste sábado, dia 09, foi realizado em Foz do Iguaçu, no Cable Park da Wake Iguassu, o 2º Cablestock, campeonato de wakeboard na versão de Cable Park, que são torres com cabos de aço que puxam os atletas com suas pranchas e os mesmos realizam manobras nas rampas (kickers) e corrimões (sliders).
Este ano o evento trouxe mais atletas, sendo uma grande disputa entre brasileiros, paraguaios e argentinos. As categorias foram divididas em iniciantes, intermediária, avançada, feminina, wakeskate e open.
Cada atleta teve duas chances, na primeira fez três passadas nos obstáculos, somando a pontuação para cada manobra e só podia ter uma queda, a qual não conta o ponto da manobra que executou, a segunda chance da mesma maneira e a pior nota da passada era descartada.
Juliano Marcio Costa (Condomínio Aguas Claras, Motonáutica e Prefeitura Municipal), que já havia competido no ano anterior na categoria intermediária, ficando com o terceiro lugar, chegou no Cable Park no sábado de manhã, mas o sistema de cabos estava passando por uma manutenção e ele não conseguiu fazer o treino, pois, como não tem nenhum sistema de Cable Park na região, Juliano treina somente com barco e jetski nos lagos do Iguaçu e, desta maneira, é bem diferente, pois no barco a rampa é a marola do barco, no Cable são rampas de plástico projetadas e no Cable o cabo puxa para o alto, então depende de uma adaptação. Devido a este motivo, na primeira passada Juliano fez algumas manobras, mas teve 2 quedas e sua nota não somou boa pontuação comparada aos demais competidores da categoria. Já na segunda passada, Juliano foi direto para o tudo ou nada e arriscou de cara um giro de 360 graus na rampa, mais um giro de 360 graus no slider, um tantrum (pirueta de costas) na rampa, mais um giro de 180 graus na rampa, um airhaley (superman) na rampa e, para finalizar, um toeside backroll (pirueta de costas) na rampa pelo lado contrário, fechando uma passada limpa bem na base e sem quedas, conseguindo a máxima pontuação da categoria.
Juliano terminou na primeira colocação, não dando chances para os paraguaios e argentinos. Ele ainda participou pela primeira vez na categoria wakeskate, que é uma prancha solta no pé como um skate, mas teve duas quedas e acabou somando pouca pontuação, terminando na terceira colocação.
O evento foi um sucesso, muitas manobras radicais, com várias outras atrações para o público, como standup, slack line, escalada, paraquedismo e paintbal, todos se divertiram muito.
Juliano, muito feliz, agradece as pessoas e empresas que o apoiam, familiares em especial que estão sempre juntos nas competições, Saço Mezzomo em nome do Condomínio Aguas Claras, Tiago Canzian em nome da Motonáutica, vereador Olair Simioni, secretário de cultura Paulo Fabiani e a Prefeita de Quedas do Iguaçu, Marlene Revers.