
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, uma parceria entre Prefeitura de Boa Vista da Aparecida e Governo do Estado do Paraná estará promovendo, no dia 16 de março, sexta-feira, uma manhã especial com serviços de orientação, esclarecimento, beleza, exames e muito mais. O projeto de atendimento móvel às mulheres leva profissionais de diversas áreas, como Secretaria Municipal de Assistência Social, Saúde e Educação.
As mulheres que procurarem o ônibus lilás vão receber informações sobre a rede de serviços disponibilizada no Município de Boa Vista da Aparecida, além de instruções acerca dos procedimentos a serem tomados em casos de violência contra a mulher.
Elas também poderão aferir a pressão arterial, medir o índice de glicemia, fazer testes rápidos para diversas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), receber encaminhamentos na área de saúde da mulher como para exames preventivos para câncer de colo de útero e mamografias, além do auxílio oferecido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
O prefeito Leonir dos Santos contou que o ônibus vem de uma parceria do Governo do Estado e Prefeitura.
"Neste dia será oportunizado às mulheres diversas ações, desde as realizadas na área da saúde até orientação jurídica para a questão da prevenção à violência contra a mulher e esclarecimentos quanto aos seus direitos. É uma ação importante, que faz com que o Governo do Estado e o Município possam, juntos, levar cidadania a todas as mulheres”, comentou Leonir.
O projeto do ônibus lilás leva atendimento na área da Assistência Social, orientação psicológica e jurídica e de segurança pública. No Paraná, são duas unidades móveis que, desde 2015, percorrem todo o Estado, procurando estabelecer o atendimento nas localidades mais distantes e vulneráveis.
Em cada município, o projeto consegue atender, em média, 100 mulheres por meio de advogadas, assistentes sociais e psicólogas. O número é ainda maior se somadas às atividades educativas como palestras, que também são ministradas pelo serviço.
Números da Violência
De acordo com os dados oficiais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, de Boa Vista da Aparecida, somente em 2017, 150 mulheres procuraram o CREAS, destas os profissionais receberam 15 denúncias de violência doméstica, seja ela física, psicológica, sexual ou intra familiar. Outro dado alarmente é referente a 2018, só este ano já foram mais de 10 casos.
Segundo os dados da Policia Militar de Boa Vista da Aparecida em 2017, foram registrados 15 casos de Maria da Penha.
Rede de Serviços no Município
Boa Vista da Aparecida conta com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), oferecendo atendimento multidisciplinar às mulheres em situação de violência. Até hoje, mais de 500 mulheres já receberam o atendimento de psicólogas, assistentes sociais e advogadas da Prefeitura. O CREAS fica na Avenida Tupi, (antiga creche), próximo ao Clube Veteranos. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e o telefone para contato é (45) 3287-1814.
Denúncias
Os cidadãos que desejam denunciar situações de violência contra a mulher podem telefonar para o Disque Denúncia 181 ou na Central de Atendimento à Mulher, através do 180, na Polícia Militar, 190, na Polícia Civil, 197, e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social, pelo (45) 3287-1814.