O Programa de Educação Especial da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo, promoverá, entre os dias 3 e 4 de maio, o V Seminário em Prol da Educação Inclusiva. O evento será realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Toledo.
Nesta edição do Seminário, a temática discutida será "Reflexões sobre a Avaliação". A programação do evento conta com palestras, apresentações de painéis, GT de apresentação de trabalhos, mesas redondas e exposição de materiais.
O Seminário busca ampliar debates e contribuir para minimizar as práticas discriminatórias, sejam elas atitudinais ou barreiras arquitetônicas, contribuindo assim com um espaço social acessível. Mediante ao quadro de evidências de práticas discriminatórias e dificuldades docentes em procurar metodologias adequadas para o desenvolvimento da educação inclusiva, verifica-se a necessidade de ações que permeiem propostas pedagógicas, relativas ao âmbito da inclusão educacional em sua totalidade.
No Brasil, a partir da Reforma Universitária de 1968, com a Lei nº 5.540/68, a caracterização de uma IES como universidade era possível em decorrência da unidade do tripé: ensino, pesquisa e extensão. É indispensável promover a aproximação da comunidade acadêmica com a comunidade externa.
Hélio de Assis Diniz, membro do setor de informática do PEE fala sobre a relevância do seminário. "Mesmo passando por tantas dificuldades, é um evento que mostra a importância das pessoas que não são privilegiadas, é uma oportunidade para mostrar às pessoas especiais que elas podem estar em uma Universidade".
A professora de libras da UTFPR Aline Keryn Pin comenta a expectativa para essa edição. "Que ocorra tudo conforme a organização está deslumbrando e que o público aproveite ao máximo todo o evento, pois estamos organizando com carinho e atenção".