
Na última sexta-feira (04) servidoras públicas do município de Boa Vista da Aparecida participaram de um dia de treinamento sobre Educação Ambiental. O Primeiro Encontro de Formação dos Gestores Municipais de Educação Ambiental do Oeste do Paraná ocorreu em Brasilândia do Sul.
Para participar dos encontros, que são promovidos pela Itaipu Binacional e acontecerão uma vez por mês em muncípios diferentes, devem participar quatro pessoas de cada cidade, sendo um representante do setor da Educação, um do setor de Agricultura e Meio Ambiente e duas pessoas da sociedade à escolha dos dois primeiros representantes. Essas pessoas serão formadas em Educação Ambiental para trabalhar em prol do município que representam.
Do município de Boa Vista da Aparecida participaram a Secretária de Educação Rosilange Daros, Engenheira Ambiental Rafaela Ganzala, auxiliar administrativo Célia Weierbacher e a estudante de jornalismo Camilla Daros. Além delas, representantes de outros municípios estiveram presentes, dentre eles Santa Lúcia, Assis Chateaubriand, Anahy, Ubiratã, Brasilândia do Sul, Cafelândia, Catanduvas, Santa Helena, Guaraniaçu, Eldorado - MS, entre outros.
O Gestor Municipal de Educação Ambiental é um elo importante de parceria entre Itaipu Binacional e municípios, com o intuito de juntos construírem estratégias de fortalecimento de políticas e programas socioambientais, buscando a melhoria da qualidade de vida e construção da cultura da sustentabilidade.
Os trabalhos realizados pela Itaipu Binacional e os formandos Educadores Ambientais nos municípios participantes, que são mais de 50 cidades, são saúde integrativa na escola, oficinas de Educação Ambiental nas microbacias, ações integradas em datas comemorativas e Ônibus da Linha Ecológica.
Na capacitação as pessoas foram recebidas com café da manhã fornecido pelos produtores rurais de Brasilândia do Sul. Logo após, foram realizadas dinâmicas, brincadeiras e a formação, com apresentação, explicação do conteúdo, palestras e atividades práticas. O município sede ofereceu também almoço e coffee break.
O próximo encontro será realizado no município de Catanduvas, em 14 de agosto. Antes disso, será feita uma reunião na Amop para definir ações com os formandos Educadores Ambientais e também uma visita à Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu, ambas com datas a serem definidas.