A cada dia fica mais difícil se manter longe das dívidas e com dinheiro sobrando, quem tem filhos sabe, os gastos mensais e até diários são grandes e parece que a cada dia crescem mais. Não é novidade e nem difícil perceber que o consumismo está tomando conta das nossas casas, uma tecnologia nova, um conforto a mais, aquele roupa da moda na vitrine... Tudo, absolutamente tudo envolve dinheiro, e muito!
Quem sente principalmente esse efeito final do mês são os pais, criar filhos em meio a tanta disponibilidade de produtos e serviços certamente não é uma tarefa fácil, porém é possível controlar gastos e cortar alguns custos desnecessários sem fazer grandes sacrifícios. Vejamos alguns passos:
- Anote seus gastos, depois de uma semana ou duas, fica difícil saber para onde foi aquele dinheiro da carteira, sendo assim, mais difícil ainda saber onde é possível economizar e cortar alguns custos.
- Todos devem participar, não deixe ninguém de fora, é importante que principalmente os filhos saibam os gastos da família e que nem sempre é possível ganhar na hora o que desejam.
- Estabeleça as prioridades, saiba quais são os gastos desnecessários do mês, separe-os dos essências, assim cortar custo fica mais fácil.
- Tenha um limite, estabeleça uma meta por mês de quanto pode gastar, e se possível, no que gastar, e mais importante que criar a meta é acompanhar a evolução dos gastos ao decorrer do mês.
- Guarde dinheiro para eventos não esperados, sempre devemos estar preparados para aqueles gastos inesperados, como o médico do filho, aquele eletrodoméstico que parou de funcionar e tantos outros que todo mundo enfrenta ao decorrer do mês.
No próximo artigo da semana que vem, estarei disponibilizando aqui uma planilha para que as pessoas em casa possam fazer a organização de seus gastos, facilitando assim seu planejamento familiar!
Jaine Morozini, Acadêmica de Gestão financeira
e Colunista do Site www.click3.com.br