
A governadora Cida Borghetti assinou nesta quinta-feira (05), em Cascavel, o decreto de utilidade pública de desapropriação de área para construção do Aeroporto Regional do Oeste do Paraná. A obra é uma antiga reivindicação dos prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste e da sociedade da região.
Definida pelo Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná e pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), a área é um terreno de 148 hectares, entre os municípios de Cascavel e Tupãssi e vai permitir a construção de um aeroporto com uma pista de 2.500 metros.
A assinatura foi na prefeitura de Cascavel, durante evento com cerca de 200 lideranças de diversos setores e prefeitos da região. O ato de assinatura foi muito aplaudido. A governadora afirmou que para se ter um Paraná forte é necessário criar ações que possibilitem a descentralização da economia da capital para o Interior.
“Queremos um Paraná forte para seguir em frente e para isso temos que optar pela cultura do desenvolvimento regional”, afirmou a governadora. Ela lembrou que a perspectiva é de que o novo aeroporto atenda mais de 1,2 milhão de habitantes das regiões de Cascavel, Toledo, Palotina, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Guaíra.
O investimento estimado para a desapropriação é de R$ 10,5 milhões. Os recursos já estão empenhados, depositados em conta específica, e serão repassados a Cascavel e Tupãssi através de convênios com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística.