A menstruação pode atrasar até 10 dias e a mulher não estar grávida. Algumas situações além da gravidez que podem levar ao atraso menstrual são alterações físicas e emocionais como por exemplo:
Estar passando por um período de maior estresse emocional como perda do emprego, um ente querido doente, brigas com o parceiro;
Distúrbios de ansiedade e nervosismo que chegam a tirar o sono, perturbando todo o funcionamento do organismo;
Doenças do aparelho reprodutor como endometriose e síndrome dos ovários policísticos ou outras como cistite e infecção urinária, por exemplo;
Parar de tomar a pílula anticoncepcional porque pode alterar o funcionamento hormonal;
Excesso de atividade física ou passar mais de 8 horas trabalhando;
Má alimentação porque a falta de determinados nutrientes podem alterar o fluxo menstrual;
Distúrbios alimentares como a anorexia, que pode levar a anemia;
Hipertireoidismo ou hipotireoidismo.
Quando o atraso menstrual dura mais de 3 meses, passa a ser chamado de amenorréia e ela deve ser investigada e tratada pelo médico ginecologista.
O que fazer quando a menstruação atrasa?
O que se deve fazer quando a menstruação atrasa é verificar a quantos dias ela está atrasada e se nos últimos dias a mulher esteve muito cansada, estressada ou nervosa. Além disso, é recomendado fazer um teste de gravidez que se compra na farmácia, porque esta pode ser uma das causas da menstruação estar atrasada.
Se o teste der negativo é importante consultar o ginecologista porque ele pode solicitar exames de sangue, papanicolau ( Preventivo) e até mesmo exame da tireoide, para verificar o que pode estar deixando o ciclo menstrual irregular.
“Uma boa dica para as mulheres em idade fértil é anotar, a cada mês e em um único calendário, os dias em que fica menstruada e outros dados, como “pouca menstruação” ou menstruação abundante”, levando estas informações para as consultas com o ginecologista. Dados como estes podem ajudar o médico a esclarecer algumas dúvidas e suspeitar de algumas doenças que podem estar alterando o fluxo menstrual.
Agora você encontra entre os produtos naturais FEMME - NOVA MULHER
Ingredientes: Chá de amora, chá de rosa silvestre, chá de erva doce, aroma natural de amora e água potável.
Indicação: Auxilia no tratamento da mestruação difícil, dolorosa irregular. No tratamento da dismenorréia, corrimentos, inflamação do útero e ovário, amenorréia, eucorréia, atonia uterina. Provoca o aparecimento das regras.
Abranda a tensão pré-menstrual.
Não deixe sua saúde em risco, cuide-se.
Helenice Dall Agnol - Enfermeira
Sócia Proprietária do Empório Natural
Colunista do site www.click3.com.br