Aconteceu na manhã de ontem (21), no Clube Três Nascentes, em Três Barras do Paraná, o I Seminário de Tecnologia de Produção de Soja. Uma iniciativa da EMATER e Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com: Sicoob, Sicredi, Cresol, Banco do Brasil, Sindicato Rural, COPLAF e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
O evento contou com palestras sobre:
- Fertilidade do solo e agricultura de precisão.
- Os impactos de defensivos agrícolas sobre a população rural.
- Manejo de pragas e doenças da soja: MIP e MID.
Cerca de 120 produtores rurais de diversas comunidades tribarrense participaram atentamente do evento, uma das palestras foi com a médica Lilian Morim da 10° Regional da Saúde de Cascavel que abordou o tema: Os impactos de defensivos agrícolas sobre a população rural, Lilian fala sobre os grandes riscos, que muitas vezes a população nem percebe.
“No uso do agrotóxico, nós temos várias situações, se o indivíduo está se protegendo ou não, se está usando a quantidade necessária, o tempo de exposição com os agrotóxicos e vários outros fatores. Nós temos que produzir com qualidade, o agricultor tem que procurar estudar um pouco mais e se apropriar das novas tecnologias de forma correta, usar agrotóxico no momento em que for necessário e não descontroladamente”. Destacou
Alguns agrotóxicos são prejudiciais ao nosso sistema nervoso central, no sistema musculoesquelético e outros que estão ligados ao aumento do número de Câncer, na questão de fertilidade e má formação no feto.
Lilian enaltece o projeto que vem reduzindo o uso de defensivos agrícolas no Paraná, “A Secretaria Estadual de Saúde e a EMATER iniciaram um trabalho de monitoramento de pragas e doenças que diminui drasticamente o uso de agrotóxico e o produtor se apropriando mais desses conhecimentos, com segurança, teremos um reflexo positivo no futuro", finalizou.