O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), está participando do novo ciclo do Projeto Lean. Batizando de "Lean nas Emergências", o projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS). É uma iniciativa do Ministério da Saúde, implementado pelo Hospital Sírio-Libanês.
O projeto piloto começou há um ano em seis unidades do SUS e já apresentou melhorias significativas, por meio da capacitação na metodologia "Lean", que consiste em transformar realidade gerenciais, potencializar resultados, melhorar e aproveitar o potencial humano.
Lean é uma filosofia de gestão para melhoria de processos baseados em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado.
O HUOP foi um dos 20 hospitais do Brasil selecionados para fazer parte do projeto. Serão seis meses de acompanhamento com visitas de uma equipe de consultores. Após o término desse período, a equipe de controle do projeto acompanha os resultados por mais 12 meses para garantir a manutenção a longo prazo das melhorias introduzidas no Hospital.
As ações implantadas baseiam-se principalmente na redução de sete desperdícios: Falta de qualidade, espera, estoques, movimentação, transporte, processos desnecessários e superlotação. Todos os setores do Hospital serão acompanhados e orientados pelos consultores do projeto.
Um dos indicadores utilizado para medir resultados do projeto é o de superlotação, chamado de Nedocs (sigla em inglês para Escala de Superlotação do Departamento Nacional de Emergência), e mensura quesitos como tempo de passagem de pacientes pelas urgências, permanência no hospital, tempo de alta, entre outros. Durante a fase inicial houve uma melhoria significativa de até 44% até abril de 2018, nos hospitais que já receberam o acompanhamento.
Para o Secretário de atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, o Projeto Lean nas Emergências veio para atender uma demanda reprimida que é diminuir a superlotação nas portas de entrada dos serviços de saúde de Urgência e Emergência do SUS, por meio da melhoria da capacidade operacional, da organização dos fluxos e processos de trabalho e principalmente o envolvimento da equipe com a gestão do hospital, "Com certeza todas essas ações trarão um atendimento mais resolutivo e com qualidade para os pacientes que utilizam o SUS", explica.
O HUOP, como referência em diversos serviços prestados, com atendimento 100% SUS, foi um dos contemplados para receber as indicações Lean.