A data agora informada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) nesta sexta dia 28, ficou para 30 de junho de 2019.
O motivo segundo o Conselho é para que os Detrans (Departamentos de Trânsito) tenham um tempo maior para conseguirem se adequarem as novas regras.
Placas
O novo modelo terá itens de segurança que permitirão a rastreabilidade das placas e dos veículos por meio de QR code praticamente impedindo a clonagem. Numa segunda fase haverá ainda, como reforço de segurança, a implantação de um chip.
A medida vai permitir uma maior efetividade no chamado canal verde, que é um sistema que facilita o controle de pessoas e cargas através de postos com antenas de rádio-frequência, além de melhorar a fiscalização evitando paradas dos caminhões, por exemplo.
A placa terá o mesmo desenho em todos os países do Mercosul com quatro letras e três números em fundo branco. O novo modelo terá código único e conterá todos os dados de confecção da placa, como a identificação do fornecedor e o número de série, data e ano da fabricação da peça. Inclui ainda o modelo do carro.
No Paraná
Apesar desta alteração do Contran, no Paraná já é possível ver carros circulando com placas padrão Mercosul. Segundo o Detran-PR, a portaria 074/2018 atende desde 17 de dezembro a Resolução 729 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Entretanto, a nova regra vai valer para os processos de registro ou transferência entre os dias 11 e 14 de dezembro terão de aguardar a confecção das placas no novo modelo que iniciam justamente no dia 17. A partir desta data, todos os registros já passam a ser feitos no modelo da placa Mercosul.