Notícias

< < Voltar

Data: 17/01/2019

Detran agiliza emplacamento de veículos no modelo Mercosul

Novo sistema de placa de identificação no padrão Mercosul é uma determinação do Governo Federal e já foi adotado no Paraná

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) publicou nesta quarta-feira (16), uma portaria que cria um sistema logístico mais eficiente para atender a demanda de emplacamento das placas do Mercosul em veículos registrados no Paraná.

A nova determinação autoriza o estampador a vincular a placa nos veículos em pátios de empresas, concessionárias e revendedores ou fabricantes e montadoras de veículos, após o devido registro e licenciamento.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior, que esteve na sede do órgão para anunciar redução nos valores de algumas taxas do Detran, afirmou que a medida diminui a burocracia do emplacamento.

“Ela vai dar oportunidade para que o despachante vá até o local onde a pessoa compra o seu carro. Até então, o cidadão tinha que se deslocar para fazer esse emplacamento”, explicou. “Agora haverá uma flexibilização deste processo”, disse.

O novo sistema de placa de identificação no padrão Mercosul é uma determinação do Governo Federal e já foi adotado no Paraná. As fabricantes e estampadoras de placas precisam se credenciar junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e fazerem um recadastramento no Detran-PR para serem autorizadas a fabricar e estampar as placas. Até então, as fabricantes só precisavam ser cadastradas no Detran-PR.

FACILITADOR - Por ser um sistema novo e com mais especificações, o número de empresas que realizam esse serviço ainda é reduzido. Dessa forma, alguns municípios do Estado ainda não possuem empresas estampadoras credenciadas, o que será facilitado pelo deslocamento dos funcionários.

“É uma medida que vai facilitar a vida do usuário. O estampador estará autorizado a sair da sua empresa e ir até a concessionária ou agência onde o motorista comprou o seu carro”, afirmou o diretor-geral do Detran, coronel Cesar Kogut.

“O modelo ainda está lento, até por falta de estampador credenciado no Paraná, o que está causando alguns transtornos. Estamos tentando solucionar isso para minimizar os efeitos junto ao usuário do sistema”, destacou.

No modelo anterior, as placas possuíam um lacre, que foi substituído pelo QR Code, além de outros itens de segurança. Com a extinção do lacre, somente as empresas estampadoras de placas têm autorização para realizar a vinculação da placa nos veículos.

Fonte: AEN 

Outras Notícias

Ver Todos

19/05/2025
SUS realiza primeiras aplicações do zolgensma, medicamento de R$ 7 milhões para crianças com AME
Com modelo inédito, um dos mais caros medicamentos do mundo é ofertado de forma gratuita na rede pública. Expectativa é atender 137 crianças com a condição rara em dois anos
19/05/2025
Tribarrense morre em confronto com a Polícia Militar
O segundo envolvido, de 26 anos, foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Cascavel
19/05/2025
Livro digital e gratuito com mais de 600 imagens documenta as inundações de 2023 e 2024 no Rio Grande do Sul
Obra já disponível e reúne registros visuais, análises técnicas e reflexões sobre os eventos climáticos extremos que transformaram paisagens, memórias e trajetórias na Bacia Hidrográfica Taquari-Antas
16/05/2025
Com produção mais responsável, setor de eletroeletrônicos investe em plástico reciclado
Segundo o levantamento, o setor cresceu 19% na utilização de materiais reciclados em produtos alternativos e outros componentes
16/05/2025
Confirmado primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil
Mapa alerta que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e ovos
16/05/2025
AMOP lança a 20ª edição do FERMOP com homenagens e anúncio das etapas de 2025
Quedas do Iguaçu será palco da abertura do FERMOP 2025, marcada para 27 de junho

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Portal Click 3
Três Barras do Paraná
Fones:
 (45) 99123-7611
              

Redação: contato@click3.com.br


 

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber informações sobre a Click 3.