Parte do terreno da Casa Familiar Rural de Três Barras do Paraná, que estava à venda, não teve lance no leilão que foi realizado no dia 26 de dezembro.
Participaram seis interessados, porém após a abertura do lance inicial, eles desistiram, com isso o Poder Público Municipal buscou parceiros para realizar plantio experimental, através de Concessão de Permissão de Uso como já era realizado em anos anteriores e atraia os agricultores para analisar quais tipos de sementes são mais apropriadas para nossa região.
No momento foram plantadas 24 variedades de milho safrinha e o processo é aberto à população que tiver interesse em acompanhar o desenvolvimento de cada variedade. Para isso serão realizados dois dias de demonstração, sendo um quando formar as espigas e outro na colheita.
O Secretário de Agricultura, Osni Mocelin destaca a importância de retomar o plantio experimental, “É uma forma de compartilhar com os agricultores as sementes que mais se adaptam ao solo da na nossa região, mostrar na prática aos alunos que frequentam a Casa Familiar, além de abrir oportunidades para as empresas que querem realizar experimentos com sementes e insumos desenvolvidos para melhorar a produção agrícola”.
Caso o resultado da colheita seja negativo, o município não terá prejuízos, em havendo lucros, será repassado para a Casa Familiar realizar melhorias no espaço para atender os filhos de agricultores que buscam conhecimentos de como fortalecer a agricultura familiar.