Com o Natal chegando, é inevitável querer ver seus filhos felizes com os presentes ganhos, mas quem é pai sabe que nem sempre cabe no bolso o que eles querem, e que nessas horas é preciso dizer não.
Levar o filho para passear, dar aquele presente caro pode ser muito empolgante para os pais e satisfatório para os filhos, mas não podemos esquecer de analisar se todos esses gastos cabem no orçamento do mês, pois, por muitas vezes, passamos meses pagando a conta de uma única data comemorativa.
Por isso, muitas vezes é necessário, fazer um planejamento dos gastos mensais e já ir acrescentando um valor para esse tipo de ocasião, assim quando o dia chegar temos dinheiro para pagamento avista, o que nos permite negociar um desconto com a loja.
O próximo passo seria conversar com seu filho sobre o presente, escolher as opções que lhe agradam e procurar descobrir seus respectivos valores, e analisar quais se encaixam no orçamento da família. Depois de feito isso, pesquise! Pesquise em vários lugares, inclusive pela internet, às vezes a diferença no preço é surpreendente e vale a pena esperar alguns dias para o recebimento.
Sabemos que por muitas vezes não é possível dar presentes aos filhos devido a situação financeira, principalmente famílias com mais crianças em casa, portanto é preciso ser sincero com eles, e explicar a situação, talvez até mesmo compensar em outra data. Outra boa opção para quem está sem dinheiro é sair com os filhos, levar para tomar um sorvete, ir a um parque ou realizar brincadeiras em casa mesmo, para os pais pode parecer pouco, mas muitas vezes os filhos ficam todos os dias sozinhos em casa ou com babás, pela correria do dia a dia ou pelo trabalho, os pais nunca estão juntos e muitas vezes a presença da família pode valer muito mais que um presente caro.
Jaine Morozini, Formada em Gestão financeira
e Colunista do Site www.click3.com.br