Nesta sexta-feira (15), ocorre reunião entre Adapar e Suinocultores de Três Barras do Paraná, às 14h na Câmara Municipal de Vereadores da cidade. De acordo com Ricardo, representante da Adapar, os assuntos abordados na reunião serão as alterações na portaria 265 e as exigências que estão relacionadas à biosseguridade nas instalações de suínos, como cercas, telas e entre outros. Ele ressaltou, também, que seu cumprimento é obrigatório.
Ricardo esclareceu o que pode acontecer caso o produtor que lida com a atividade comercial de suínos não cumprir com a lei. “Haverá um prazo para cumprimento destas exigências. O produtor que não cumprir, não vai poder mais alojar os animais, então não vai poder continuar na atividade comercial”.
Conforme o Secretário de Agricultura Osni Mocelin, as exigências estão no âmbito legal, o que faz com que os produtores devam acatar às normas, e caso elas não sejam obedecidas, podem também causar um problema para a nação. Ainda de acordo com ele, estas normativas sempre agregam algum conhecimento, e que as pessoas que estão no ramo da agricultura, precisam ter consciência de que além de estarem representando um trabalho sobre o qual se tira o seu sustento, representam também o país.
O Secretário trouxe também a sua mensagem para este ano, de forma a envolver a população tribarrense. “A Secretaria de Agricultura está sempre a disposição para os nossos produtores para tentar minimizar as situações de problemas. Temos enormes dificuldades (concordamos com isso), mas estamos sempre abertos aos nossos produtores e buscando solução para isso, e este ano de 2019, esperamos e temos a certeza que nos caminhos que estamos andando, vamos ser um pouco mais firmes e dar a contribuição necessária para que demos o alento aos nossos produtores em todos os setores”.