Ocorreu no último sábado, 23, no Centro de Treinamento DFT de Três Barras do Paraná, mais uma importante etapa na vida dos praticantes de karate. O exame de graduação de faixa é um teste para avaliar o desempenho do aluno na prática e eficiências de golpes e também no controle emocional mediante pressão.
Cerca de setenta atletas de diferentes idades, categorias e faixas participaram da avaliação, desta vez foi vetada a participação dos pais durante a graduação, o motivo é que a participação deles acaba inibindo a capacidade de superação do atleta.
Shihandai Luiz Eduardo Trevizan Junior ficou satisfeito com o resultado e explica sobre a participação dos pais no exame “Sei que todo pai, principalmente a mãe quer presenciar cada conquista do seu filho, mas na arte marcial eles são treinados e preparados para resistir ao cansaço, golpes e a pressão psicológica, porém o pai que está de fora fica apreensivo, já que não acompanha o treinamento no dia a dia. Isso acaba transmitindo insegurança para o atleta e a prova disso foi que o resultado foi bem mais eficaz .”
A agenda do Centro de Treinamento está lotada. Neste final de semana (dias 30 e 31), cerca de dez atletas vão disputar um torneio de Muay Thai, realizado na cidade de Cascavel. Além disso, a academia também já iniciou os preparativos para a viagem ao Chile. Outras duas viagens estão em programação. Uma para o Canadá e outra para o Japão.