É comemorado nesta quinta-feira (04), em todo o Brasil, o Dia Nacional do Parkinsoniano. O objetivo da data é alertar e conscientizar as pessoas sobre as doenças responsáveis por afetar o sistema nervoso central, que dentre elas estão o Mal de Parkinson e outras doenças parkinsonianas. Outra intenção de celebrar a data é ajudar a divulgar informações coesas sobre os avanços a nível de tratamento da doença que obteve conforme a passagem dos anos. Atualmente, há a presença de alternativas que auxiliam na duplicação da expectativa de vida dos indivíduos que são vítimas deste mal. A patologia pode ser identificada entre alguns principais sintomas como lentidão de movimentos, instabilidade de postura, rigidez corporal e tremores involuntários.
Qual faixa etária está mais propícia a desenvolver a doença?
Esta endemia, que é caracterizada por influenciar na movimentação muscular do sujeito, é mais comum em pessoas que chegam na terceira idade (a partir dos 60 anos).
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), na atualidade, cerca de 1% da população mundial com mais de 65 anos possui o Mal de Parkinson.
Por mais que ainda haja a inexistência de uma resposta definitiva sobre a origem da patologia, há alguns estudiosos que acreditam que fatores ambientais e hereditários sejam os causadores da doença.