Educar filhos realmente não é uma das tarefas mais fáceis a ser executada não é?!
Ele não vem com manual de instrução... E isso gera extrema angústia nos responsáveis que por vezes ficam na dúvida se devem intervir e o que devem fazer.
Para tais aflições segue abaixo algumas dicas básicas de qual caminho pode ser seguido visando educar e contribuir na saúde emocional de seu filho (a):
- Evite às comparações – Cada criança possui sua personalidade e ritmo de desenvolvimento, compara-las pode resultar em frustração e baixa auto estima, o que pode ser feito é estimular as habilidades afim de aprimora-las conforme sua idade e potencialidade.
- Aceite que não há pais perfeitos - não se torture com metas impossíveis, somos humanos, logo, ninguém é perfeito. Esta busca pela perfeição pode desencadear conflitos internos que tendem a gerar ansiedade e falta de confiança em suas habilidades.
- Procure valorizar as potencialidades de seu filho (a) – ficar apontando o dedo para a criança expondo apenas suas dificuldades e fragilidades não resolve a dificuldade em questão e ainda contribui para que este ser se sinta incapaz, rebaixando seu auto estima. Foque no que há de bom, reforçando tais comportamentos.
- Criança precisa de regras, rotina e limites – É importante que desde cedo a criança aprenda que precisa conviver com regras, pois não vivemos isolados. Isso pode proporcionar aprendizados tais como lidar com frustrações futuras que vierem a acontecer. Não seja aquele que atende todos os desejos e vontades da criança, se faça presente ocupando espaço na vida de seu filho (a) e isso inclui por vezes dizer não!
- Não existe fórmula mágica – cada ser é único, não há receita ou fórmula que dê conta de expressar ou explicar toda complexidade do desenvolvimento do ser humano. Procure sentir a necessidade de seu filho e o dê muito amor, carinho e atenção, procure primeiro nele mesmo as respostas que você almeja alcançar.
Vale ressaltar que mesmo tentando seguir os passos acima, se a criança ou você estão em sofrimento por causa de dificuldades, procure ajuda de um psicólogo.
Amanda Sabrini Müller Lopes CRP 08/20375
Psicóloga formada desde 2013 pela Faculdade Assis Gurgacz, especialista em psicologia fenomenológico existencial pela Universidade Paranaense, possui diversos cursos na área psicológica, já atuou como docente, palestrante, trabalhou com psicologia educacional, atualmente atua em APAE e a como psicóloga clínica a mais de cinco anos.