No nosso dia a dia temos o hábito de cobrar, mesmo que indiretamente, que nos tratem bem. Porém observo que mais do que uns aos outros, temos constante dificuldade em cuidar de nós mesmos. Isso pode se dar de diversas maneiras como má alimentação, colocar outras coisas e pessoas à frente de si mesmo (a), falta de cuidado com a saúde (física ou mental), dentre outras. O que não percebemos é que tal atitude tem efeitos negativos à longo prazo, resultando em stress, ansiedade ou até mesmo em psicopatologias.
Há situações que primeiro precisamos olhar para nós mesmos e nossas atitudes perante o nosso “Eu”, para depois repensar a atitude do outro e com o outro.
Mesmo com a rotina corrida conciliando trabalho, afazeres, filhos, etc. Cuidar de nós mesmos é uma obrigação que não pode ser terceirizada.
Diante disso te pergunto: O que você fez por si mesmo hoje? Se a resposta for nada e permanecer a mesma durante dias, sugiro que repense como anda sua vida. Já que não temos direito de exigir do outro aquilo que nem nós mesmos somos capazes de nos oferecer!
Desejo a todos uma boa semana cheia de amor próprio!
Amanda Sabrini Müller Lopes CRP 08/20375
Psicóloga formada desde 2013 pela Faculdade Assis Gurgacz, especialista em psicologia fenomenológico existencial pela Universidade Paranaense, possui diversos cursos na área psicológica, já atuou como docente, palestrante, trabalhou com psicologia educacional, atualmente atua em APAE e a como psicóloga clínica a mais de cinco anos.