Como estão suas emoções? Você as leva ao prato?
Não se cura vazio interno com comida!
Conceitos como autoestima, autocontrole e autocuidado já foram pensados por você em algum momento?
Numa era de busca pelo corpo "perfeito" à qualquer custo, pensar em saúde mental é algo secundário para você? Aí é que está o erro de muitos que procuram o processo de emagrecimento!
As mudanças não começam de fora pra dentro mas sim de dentro para fora, quando a autoestima esta satisfatória o indivíduo tende à cuidar melhor de si, isso inclui ter hábitos saudáveis, ou seja, você precisa se gostar pra emagrecer e não emagrecer para se gostar!
Percebo que muitas vezes precisamos refletir sobre nossas prioridades, por exemplo dedicar valor financeiro à academia, nutricionista ou psicoterapia aparenta ser “caro”, porém comprar cremes e remédios emagrecedores “milagrosos” e investir valores altíssimos em procedimentos cirúrgicos ou estéticos acabam não soando da mesma forma, aparentando um caminho mais fácil e rápido ao corpo dito “perfeito”. Porém não muito tempo depois a insatisfação ou o aumento de peso retornam com força total pois hábitos de vida não foram repensados.
Não podemos nos esquecer que peso físico jamais nos definirá enquanto ser, e que nem sempre magreza ou gordura será símbolo de saudável ou patológico, belo ou feio. Mas que quando mudanças de vida se fazem necessárias devemos assumir nosso papel de protagonistas em nossa existência.
Por fim, saúde física jamais se desvinculará de saúde psíquica sendo correlacionadas, portanto amor próprio em primeiro lugar!
Amanda Sabrini Müller Lopes CRP 08/20375
Psicóloga formada desde 2013 pela Faculdade Assis Gurgacz, especialista em psicologia fenomenológico existencial pela Universidade Paranaense, possui diversos cursos na área psicológica, já atuou como docente, palestrante, trabalhou com psicologia educacional, atualmente atua em APAE e a como psicóloga clínica a mais de cinco anos.