Notícias

< < Voltar

Data: 09/08/2019

INSS cria estratégia para agilizar concessão de benefícios

Meta é concluir análise dos pedidos tempestivos em até 45 dias

A partir de hoje (9), o INSS começa a trabalhar mecanismos para tentar zerar a fila de espera por benefícios. A Estratégia Nacional de Atendimento Tempestivo (ENAT), criada a partir de uma resolução publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, as unidades e a administração geral do instituto vão começar a investir em ações para otimizar a gestão, aumentar a produtividade e a eficiência na análise dos pedidos e na conclusão dos requerimentos de reconhecimento inicial de direitos.

A medida trata dos pedidos de reconhecimento inicial de direitos e prevê que estes sejam concluídos em até 45 dias a partir da entrada dos documentos pelos beneficiários. Apenas casos que tenham pendências de cumprimento de exigência por parte do segurado requerente estariam fora dessa exigência.

Diante da nova estratégia, tanto a Administração Central do INSS, quanto superintendências regionais, gerências e agências da Previdência Social serão obrigadas a reforçar quadros técnicos, logísticos e humanos, para assegurar, de forma permanente, o atendimento tempestivo aos segurados e beneficiários da Previdência Social.

Atualmente, o órgão tem milhões de pedidos aguardando uma decisão. Com a definição da celeridade da análise como regra definitiva, serão definidas metas de atendimento e monitoramento da eficiência e produtividade dos serviços prestados pelo instituto.
O presidente do INSS, Renato Vieira, chegou a sinalizar que até a dinâmica de trabalho poderia ser alterada para que os servidores passassem a ser remunerados a partir de controle de produtividade.

Pelo texto, o órgão também ficará obrigado a divulgar aos servidores, às unidades, aos órgãos de Controle externos e internos e à sociedade, periodicamente, os avanços obtidos com a implementação da estratégia e adotar providências necessárias para aumentar o volume de concessões automáticas de benefícios, com controle e segurança desses benefícios.

Para estimular a implementação do programa, ainda serão mapeadas boas práticas nacionais e internacionais e estimuladas medidas de gestão que contribuam para o aumento da eficiência da análise dos requerimentos de reconhecimento de direitos.

Outras Notícias

Ver Todos

16/05/2025
Com produção mais responsável, setor de eletroeletrônicos investe em plástico reciclado
Segundo o levantamento, o setor cresceu 19% na utilização de materiais reciclados em produtos alternativos e outros componentes
16/05/2025
Confirmado primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil
Mapa alerta que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e ovos
16/05/2025
AMOP lança a 20ª edição do FERMOP com homenagens e anúncio das etapas de 2025
Quedas do Iguaçu será palco da abertura do FERMOP 2025, marcada para 27 de junho
16/05/2025
SAMU de Três Barras recebe nova ambulância e reforça estrutura de atendimento
Reforço na estrutura do SAMU garante mais agilidade e segurança no socorro a emergências
15/05/2025
Vacinação nas Escolas, ciência e defesa da vida
De 19 a 30 de maio, escolas da rede municipal recebem campanha de imunização que leva proteção
15/05/2025
Três Barras do Paraná é contemplada com 15 casas populares pelo programa Casa Fácil
Com apoio do deputado Gugu Bueno, município recebe investimento de quase R$ 3 milhões

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Portal Click 3
Três Barras do Paraná
Fones:
 (45) 99123-7611
              

Redação: contato@click3.com.br


 

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber informações sobre a Click 3.