A poupança sem dúvida é o jeito mais procurado pelas pessoas para deixar seu dinheiro aplicado, seja pela facilidade, pela informação ou segurança, ela é sempre a mais procurada; porém, não a mais lucrativa quando se trata de rendimento.
Para fazer um depósito em poupança é muito simples, basta ir ao seu banco de preferência e solicitar a abertura de uma conta poupança (que não necessita a abertura de conta corrente) e começar a depositar; não existe valor mínimo de depósito e nem de saque, não possui taxas de administração, além de não ser cobrado IOF e nem Imposto de Renda.
O valor é reajustado (ocasionando o rendimento) na data de vencimento do aniversário de abertura da conta, sendo que, quando a conta for aberta nos dias 29, 30 ou 31 do mês, é considerado o dia 1º como o de abertura.
Seu rendimento ocorre da seguinte maneira, se a taxa básica de juros (Selic) estiver acima de 8,5% ao ano, a poupança renderá 0,5% ao mês mais a TR*. Mas se a Selic estiver menor que 8,5%, a poupança renderá 70% da Selic mais a TR.
*TR : Taxa Referencial, um dos indexadores da economia brasileira.
Jaine Morozini, formada em Gestão Financeira
e Colunista do Site www.click3.com.br