Notícias

< < Voltar

Data: 05/03/2020

Polícia Federal deflagra operação contra tráfico internacional de armas

São 72 mandados de prisão cumpridos em nove estados brasileiros

A Polícia Federal desencadeou na manhã desta quinta-feira (5) a operação Gun Express, para desarticular grupo especializado na prática do crime de tráfico internacional de armas de fogo, acessórios e munições.

Cerca de 310 policiais federais estão cumprindo 62 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva, nos estados do Paraná, Bahia, Rio Grande do Norte, São Paulo, Paraíba, Sergipe, Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

A investigação teve início no primeiro semestre de 2018, quando a Polícia Federal identificou que armas de fogo estariam sendo remetidas pelos Correios, escondidas dentro de equipamentos de treino para artes marciais, como aparadores de chute, luvas e caneleiras.

A partir daí a PF identificou que um grupo de pessoas dos estados do Paraná, Bahia e Rio Grande do Norte atuavam em associação na importação, guarda, remessa e transporte de armas de fogo, acessórios e munições, que teriam como destino diversos outros estados do país, com destaque para Bahia e Rio Grande do Norte.

Foram realizadas também apreensões de armamentos e acessórios escondidos em tanques de combustíveis de veículos, usados durante o transporte para alguns dos Estados do nordeste.

A estimativa é de que o grupo remeteu e transportou, desde o ano de 2016, mais de 300 armas de fogo, investindo cerca de dois milhões de reais na compra do armamento.

Foi identificado que parte do pagamento das armas era feito por intermédio de empresas de fachada controladas por suspeitos da Bahia e do Rio Grande do Norte para dar aparência lícita aos repasses financeiros feitos pelo sistema de transferências bancárias.

Estão sendo executados 27 bloqueios judiciais de contas bancárias e aplicações financeiras, bem como sequestro e arresto de bens de 26 pessoas físicas e 1 pessoa jurídica, além da constrição judicial de 10 veículos em nome de terceiros.

Foram decretadas ainda 6 medidas cautelares diversas da prisão para outras pessoas envolvidas na investigação.

A Polícia Federal indiciará 28 pessoas pela prática do crime de tráfico internacional de armas de fogo, lavagem de dinheiro, associação criminosa e falsidade ideológica.

Catve/PF

Outras Notícias

Ver Todos

13/05/2025
Três Barras comemora 45 anos com sucesso da 1ª Corrida de Rua Nossa Senhora de Fátima
Evento reuniu fé, esporte e comunidade em celebração ao aniversário do município com missa, corrida e forte participação popular
13/05/2025
Boa Vista da Aparecida realiza caminhada do “Maio Laranja” em defesa da infância
Evento mobilizou comunidade, autoridades e estudantes para reforçar a prevenção e o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
13/05/2025
Capitão Leônidas Marques supera expectativas no Dia “D” da vacinação contra a gripe
Mais de 550 doses foram aplicadas e ações seguem até 23 de maio, com plantões estendidos e parceria entre Saúde e Educação
13/05/2025
Virgínia Fonseca depõe na CPI das Apostas Esportivas e nega lucro com perdas de seguidores
Influenciadora diz que contrato com empresa previa apenas ações publicitárias e bônus por desempenho
13/05/2025
MP deflagra terceira fase da Operação Juros e Pólvora em Quedas do Iguaçu
Ação do Gaeco investiga vereadores, secretário e ex-servidores por corrupção, lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos
09/05/2025
Polícia Militar reforça patrulhamento no Lago de Salto Caxias com nova lancha
Embarcação foi reformada com apoio de empresários, lideranças políticas e comunidade de Boa Vista da Aparecida

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Portal Click 3
Três Barras do Paraná
Fones:
 (45) 99123-7611
              

Redação: contato@click3.com.br


 

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber informações sobre a Click 3.