O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) está necessitando de doações de leite. As doações estão menores do que o Banco normalmente recebe em outras épocas do ano, e segundo a nutricionista, Poliana Becker, o período de férias contribui para essa diminuição.
O leite pode ser colhido em casa e são fornecidos frascos de vidro com tampa plástica para que seja feito o armazenamento correto. Então, a equipe do BLH, semanalmente, passa buscar na residência das doadoras. De volta ao Banco, o líquido passa por análises e é pasteurizado, para que aí então possa ser consumido pelos bebês.
As mães que têm leite em excesso e desejam doar podem entrar em contato com o BLH pelo telefone (45) 3321.5243, ou pessoalmente. O Banco fica localizado no prédio de ensino, aos fundos do prédio principal do Huop. A nutricionista Poliana lembra ainda que as mães que tiverem dificuldades em amamentar também podem procurar o Banco para receber orientação e esclarecer dúvidas.
O Banco do Huop conta, na maior parte do ano, com cerca de 120 doadoras mensais com uma média de 250 litros de leite humano e atende, além de Cascavel, outros municípios da região. Segundo a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, no primeiro semestre de 2014 (janeiro a junho), o BLH do Hospital atendeu 828 mães doadoras, somando um total de 1.438,6 litros de leite arrecadados.
Fonte: Huop/Unioeste