Notícias

< < Voltar

Data: 27/05/2020

França suspende hidroxicloroquina como tratamento para covid-19

Órgãos de saúde declararam ser contra o uso do medicamento

O governo francês proibiu nesta quarta-feira (27) o uso de hidroxicloroquina no tratamento de doentes com covid-19, depois de dois organismos de saúde pública terem se declarado contra o uso do medicamento. A decisão foi tomada depois de um estudo ter provado não só a ineficácia do remédio no contexto da pandemia, como o aumento do risco de morte dos pacientes.
A França revogou o decreto de 11 de maio que autorizava a administração de hidroxicloroquina a pacientes infectados pelo novo coronavírus. Desde o fim de março que o antiviral, usado no combate à malária,  era aplicado para tratar casos mais graves da infecção.
O Conselho Superior de Saúde Pública e a Agência Nacional de Segurança de Medicamentos e Produtos de Saúde divulgaram parecer negativo sobre a prescrição do remédio no tratamento da covid-19.
As conclusões negativas dos dois organismos de saúde pública franceses seguem-se ao estudo publicado na semana passada, na revista científica The Lancet, que desaconselha o uso de hidroxicloroquina como tratamento contra o novo coronavírus, já que aumenta substancialmente o risco de morte dos pacientes.
O Conselho Superior de Saúde Pública considerou que as descobertas dessa investigação, assim como outros estudos e opiniões de autoridades de saúde, justificam “não usar hidroxicloroquina isoladamente ou em combinação com um antibiótico para o tratamento de covid-19 em pacientes em ambulatório ou hospitalizados, qualquer que seja o nível de gravidade”.

No dia em que foi publicado o estudo na The Lancet, o ministro da Saúde francês, Olivier Véran, escreveu em sua conta no Twitter que pediu ao Conselho Superior de Saúde Pública uma análise e ofereceu 48 horas para uma revisão das regras de prescrição.

O uso do antiviral como tratamento da covid-19 passou a ser alvo de várias discussões, na medida em que a hidroxicloroquina era utilizada em alguns países para esse fim, mas sem nenhuma investigação que apoiasse a sua eficácia no contexto da atual pandemia.

Nos últimos dias, o remédio ganhou ainda mais protagonismo depois de o presidente norte-americano, Donald Trump, ter admitido que o tomava diariamente para prevenir a infeção pelo novo coronavírus. Trump defendia que existiam “sinais muito fortes” de que o antiviral funcionava como tratamento da covid-19.

O estudo da The Lancet é, por isso, o primeiro ensaio em larga escala sobre os efeitos da cloroquina e da hidroxicloroquina em doentes de covid-19, e os resultados são claros quanto à sua ineficácia e riscos.

O estudo também levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a suspender temporariamente os ensaios clínicos com hidroxicloroquina no combate à doença.

Fonte: Agência Brasil

Outras Notícias

Ver Todos

13/05/2025
Três Barras comemora 45 anos com sucesso da 1ª Corrida de Rua Nossa Senhora de Fátima
Evento reuniu fé, esporte e comunidade em celebração ao aniversário do município com missa, corrida e forte participação popular
13/05/2025
Boa Vista da Aparecida realiza caminhada do “Maio Laranja” em defesa da infância
Evento mobilizou comunidade, autoridades e estudantes para reforçar a prevenção e o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
13/05/2025
Capitão Leônidas Marques supera expectativas no Dia “D” da vacinação contra a gripe
Mais de 550 doses foram aplicadas e ações seguem até 23 de maio, com plantões estendidos e parceria entre Saúde e Educação
13/05/2025
Virgínia Fonseca depõe na CPI das Apostas Esportivas e nega lucro com perdas de seguidores
Influenciadora diz que contrato com empresa previa apenas ações publicitárias e bônus por desempenho
13/05/2025
MP deflagra terceira fase da Operação Juros e Pólvora em Quedas do Iguaçu
Ação do Gaeco investiga vereadores, secretário e ex-servidores por corrupção, lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos
09/05/2025
Polícia Militar reforça patrulhamento no Lago de Salto Caxias com nova lancha
Embarcação foi reformada com apoio de empresários, lideranças políticas e comunidade de Boa Vista da Aparecida

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Portal Click 3
Três Barras do Paraná
Fones:
 (45) 99123-7611
              

Redação: contato@click3.com.br


 

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber informações sobre a Click 3.