No dia 08 de novembro, próxima terça-feira, a Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos estará realizando o Dia da Mancha em todas as Unidades de Saúde do município. Neste dia estarão sendo examinadas todas e qualquer tipo de manchas no corpo que possam ser um sinal de Hanseníase.
De acordo com a Coordenadora Epidemiológica Grasilei Pedrussi, Dois Vizinhos é o município da região com mais casos da doença, sendo em torno de 4 pessoas detectadas por ano. A Hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.
Grasieli falou sobre a importância das pessoas procurarem ajuda o quanto antes. “Queremos buscar esses pacientes para que seja feito o diagnóstico, e se for constatado a doença, fazermos o tratamento para ter o sucesso da cura, porque antes iniciarmos o tratamento, menor será a incapacidade deste paciente, e menor será a chance de afetar os nervos e a pele. Então dia 08, se você tiver alguma dúvida sobre a Hanseníase ou até mesmo tiver alguma mancha no seu corpo, vá até a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou venha no prédio da Vigilância, na Secretaria de Saúde, que também iremos estar fazendo as avaliações”, explicou a coordenadora.
Os horários de atendimento serão das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, de forma totalmente gratuita, consulta, exames e medicações se necessário.