
Com a chegada do prazo para declarar o Imposto de Renda 2025, muitas dúvidas surgem, especialmente sobre como declarar indenizações de seguros. Pensando nisso, a Generali Brasil destaca orientações importantes para evitar erros e problemas com a Receita Federal.
Indenizações de seguros — como os residenciais, automotivos e de vida — devem constar na declaração, mesmo sendo isentas de Imposto de Renda. Ou seja, não é necessário pagar tributo sobre esses valores, mas é obrigatório declará-los corretamente.
Se a indenização foi dividida entre beneficiários, cada um deve informar sua parte individualmente na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.
No caso de roubo, furto ou perda total de um bem, além de declarar o valor recebido com o CNPJ da seguradora, é preciso dar baixa do item na ficha “Bens e Direitos” e manter os comprovantes do sinistro, caso a Receita solicite.
Dicas :
- Organize os documentos: Mantenha apólices e comprovantes acessíveis para facilitar o preenchimento.
- Atente-se à tributação: Regras podem variar conforme o tipo de seguro. Verifique antes de declarar.
- Consulte um profissional: Em caso de dúvida, busque a ajuda de um contador para garantir a conformidade da sua declaração.