“Esporte para todos”, foi assim que a técnica da equipe de Ginástica Rítmica (GR) da Colômbia, Marta Pardo, definiu o município de Toledo. O prefeito Beto Lunitti recebeu na sala de reuniões da prefeitura, na quinta-feira (24) uma comitiva da Seleção da Colômbia de GR e o Departamento de Boyacá. A pauta discutida durante a reunião foi o intercâmbio com a equipe de rendimento da Sadia. As ginastas fazem um intensivo antes do Campeonato Sul-Americano que será realizado na Bolívia, de 6 a 12 de Outubro, em Cochabamba.
A técnica da Colômbia ainda comenta que Toledo é uma mistura de culturas, onde o esporte e o paradesporto é referência em vários locais que elas passam. “Acompanhamos há muito tempo o trabalho da equipe de GR de Toledo e vemos o potencial que o município tem. Podemos destacar a atleta, Angélica Kvieczynski, que serve de espelho para muitas meninas que estão iniciando na carreira de ginasta”, frisou Marta.
O prefeito Beto destacou a relação do município com o esporte. “As políticas públicas desenvolvidas no esporte é de grande satisfação para a administração pública. Vemos o grande interesse da população para usufruir dos equipamentos oferecidos”. Beto ainda salientou o trabalho que a Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL) faz em Toledo. “Toda a equipe da SMEL é formada por professores e técnicos capacitados na área da Educação Física, fornecendo maior segurança para os alunos”, reforçou.
O coordenador da equipe de rendimento da Sadia, o empresário Pedrinho Furlan, salientou as melhorias no esporte Toledano e os programas que estão sendo oferecidos para acadêmicos e atletas. “Ficamos muito contentes com o trabalho que vem sendo desenvolvido no esporte. Os projetos e programas que estão sendo realizados no município irão gerar frutos para o futuro esportivo”, comentou Pedrinho.
Segundo a técnica da GR da equipe de Toledo, Anita Klemann, o treinamento das atletas colombianas será trabalhando as séries e a leveza nos movimentos. “Iremos trabalhar para melhorar o potencial das séries e outros aspectos. O intercâmbio mostra que Toledo está fazendo seu trabalho e tendo reconhecimento internacional. Essa troca de experiência será de grande formação para as atletas”, salientou.
A ginasta da Seleção da Colômbia, Lina Dussan, diz que Toledo é um lugar diferente por proporcionar inclusão para todos os esportes. “Inclusão, esta é a palavra que representa o município. Diferente de outras localidades, Toledo tem respeito pelos outros esportes e não só pelo futebol. Existe formação de atletas para ser espelho para outros”, finalizou.
Assessoria - Prefeitura de Toledo