Para se adequar as exigências do Ministério Público quanto à arborização de municípios, Três Barras do Paraná vem estudando a adequação a esse plano. E o secretário municipal do Meio Ambiente, Fernando Rogério dos Santos participou de capacitação para elaboração dessa proposta.
“O plano de arborização é um documento de como será feito o plantio das árvores no município. É um plantio de novas árvores e também a retirada de árvores antigas das vias públicas”, salientou o secretário quanto ao que é esse plano.
Fernando ainda comentou que muitas vezes algumas das árvores antigas podem ser prejudiciais para as a pessoas. “Muitas árvores estão velhas, e acabam prejudicando o trânsito, o comércio e a cidade em si, e precisam substituídas, e é justamente isso que estamos providenciando”, frisou.
Para essas novas árvores haverá um estudo para verificar quais são as melhores espécies e aquelas que melhor se adaptam ao município. O plano irá detalhar quais as árvores que serão plantadas e tudo isso será decido em uma audiência pública, depois de a proposta ser aprovada na Câmara Municipal.
Para estar mais qualificado sobre o assunto, o secretário passou por capacitação em um curso que ocorreu nos dias 29 e 30 de outubro, em União da Vitória que foi ministrado pela COPEL, Instituto Ambiental do Paraná, Ministério Público e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDU). No curso foram realizadas as especificações quanto ao Plano de Arborização.
Aos munícipes tribarrenses que desejam plantar árvores em suas propriedades, a orientação do secretário é que aguardem a aprovação do plano, e o levantamento que será realizado pela secretaria.
Redação Click 3