Dia 12 de Outubro iremos como povo Tri-barrense e povo brasileiro mais um aniversario de nossa querida mãezinha. Lembrança esta que nos recorda a expressão máxima de Mãe que vai ao encontro do filho querido que lhe pede socorro. A devoção a Nossa Senhora Aparecida, uma das principais expressões da piedade do povo brasileiro, teve início em 1717, com três humildes pescadores. Maria, a verdadeira mulher, a verdadeira mãe que vai ao encontro dos filhos necessitados e que na hora do apuro lhe pede socorro e o coração de mãe atende junto ao seu filho Jesus. Todos conhecemos a história dos três pescadoresque a muito tempo lançaram as redes no Rio Paraíba sem êxito.No entanto, após ter encontrado em dois lances de rede o corpo e a cabeça de uma imagem da Imaculada Conceição – a pesca foi abundante. Os pescadores viram naquela imagem, apanhada nas redes, um sinal de que não estavam sozinhos, nem desamparados. A pequena imagem de terracota e de cor negra foi levada para a casa de um deles e aí, então, passou a ser venerada com o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, porque foi achada (aparecida) nas águas do Rio Paraíba. Esta história muitas vezes contada e cantada em versos faz-nos lembrar do amor de mãe que vem ao encontro dos filhos necessitados. No Evangelho (Jo 2,1-11) Maria nos ensina que o melhor caminho é "fazer sempre o que Jesus mandar" Jesus inicia a vida pública, participando num banquete de bodas em Canaã da Galileia, com sua mãe e os discípulos. Durante a festa, Maria percebe que o vinho está acabando e a festa corre o perigo de ser interrompida para vexame dos noivos. Maria intercede e fala discretamente ao Filho: "Eles não têm mais vinho". E dá aos serventes uma orientação: "Fazei o que Ele vos disser". Os serventes cumprem a orientação de Maria e, a pedido de Jesus, enchem as seis talhas de água. “E a tímida água viu o seu Senhor e se transformou em vinho novo”. É a Mãe de Deus se manifestou de maneira simples, sem fato espetacular, sem mensagem especial. Mas, há uma mensagem bem clara, que brota do contexto histórico em que ela apareceu no rio Paraíba.
1. NOSSA SENHORA APARECIDA NOS OFERECE JESUS: a imagem pequenina é uma escultura da Imaculada Conceição. Ela está grávida, porque a missão de Maria é oferecer-nos Jesus, o vinho “novo” fruto bendito do seu ventre, a nova esperança, a nova alegria
2. NOSSA SENHORA APARECIDA NOS UNE A JESUS: a cabeça vem separada do corpo. Como Maria é imagem da Igreja, tal separação representa simbolicamente o Povo de Deus, como corpo e o próprio Cristo, como Cabeça de uma nova humanidade. É preciso unir corpo e cabeça para que o povo se torne Corpo místico de Cristo.
3. NOSSA SENHORA APARECIDA NOS CHAMA A SER IGREJA: Foi pescada e colocada dentro duma Barca, símbolo evangélico da Igreja de Jesus. Ela nos convida a viver dentro da Igreja, como participantes fiéis e ativos.
4. NOSSA SENHORA APARECIDA NOS CONVIDA À ORAÇÃO: Tem as mãos postas em oração, revelando seu papel de intercessora junto a Deus por nós e convidando-nos a nos unir a ela em oração.
5. NOSSA SENHORA APARECIDA BROTA DAS ÁGUAS: A água é elemento de vida e de purificação. Ela nos lembra da importância do Nosso batismo como novo nascimento e da confissão, como purificação e perdão.
6. NOSSA SENHORA APARECIDA É SOLIDÁRIA COM OS POBRES: Deixa-se pescar por três pescadores pobres e trabalhadores. E as casas desses pobres tornam-se o primeiro templo de Nossa Senhora Aparecida.
7. NOSSA SENHORA APARECIDA É SOLIDÁRIA COM OS NEGROS: A cor negra da imagem traduz a solidariedade de Maria com a raça negra, tão injustamente escravizada. Sua cor denuncia o pecado do preconceito racial e anuncia a esperança de libertação.
8. NOSSA SENHORA APARECIDA É O SORRISO DE DEUS PARA NÓS: Os lábios da imagem estão entreabertos num doce sorriso. É um sorriso de bondade maternal, que alimenta nossa confiança na misericórdia de Deus para conosco.È Maria, a mãe de Jesus que intercede junto ao seu filho para que tenhamos o vinho novo, que não é o fruto da videira, mas sim o fruto da Esperança, da Solidariedade, da Caridade, da Honestidade, da Fidelidade, da Coerência, da Politica justa e honesta, da fraternidade e do Amor, frutos estão tão carentes em nossa sociedade atual. Que Maria proteja com maternal proteção todas as CRIANÇAS, o futuro já presente do nosso pais, que clama por mais honestidade e dignidade, para que evitem todos os perigos desse mundo violento e possam descobrir os verdadeiros valores da vida.
Pe. Antonio Carlos Gerolomo Também é colunista do site www.click3.com.br