No próximo sábado (17), às 13h, o Campeonato Paranaense de Karatê terá sua fase final oficialmente aberta no Ginásio de Esportes Jaime Zeni. A disputa irá reunir 20 associações e cerca de 500 atletas de todas as idades, disputando nas categorias Katá e Kumitê.
Segundo o presidente da Associação Shogun Karatê Toledo, Edimilson Lara dos Santos, a competição representa um avanço para o município. “É importante para a comunidade esportiva de Toledo receber certames deste porte, pois assim podemos dar mais visibilidade aos nossos atletas”. Segundo ele, Toledo pleiteia sediar também o campeonato nacional. “Nós temos uma boa estrutura e é uma grande vantagem para os nossos atletas poderem competir em casa”, contou.
No sábado, a programação ocupa o dia todo e estará aberta à população. A equipe de Toledo se preparou para enfrentar os atletas, que são de alto nível, como explica a secretária de esportes e lazer Marli Gonçalves. “Nossos atletas possuem um bom nível de experiência e estão bem preparados para representarem o município na competição”.
Marli também falou sobre a importância do campeonato. “Nós buscamos sempre estimular e desenvolver as mais diversas modalidades dentro do município. Temos uma boa estrutura pra sediar eventos deste porte, e isto mostra a nossa preocupação em preparar bem o nosso município, para dar espaço para o esporte, que tanto agrega na nossa sociedade”.
Edimilson também comentou sobre a importância dos incentivos à modalidade. “O Karatê, assim como outras modalidades, deve ser estimulado, pois é uma modalidade que emula a disciplina e contribui na formação e no desenvolvimento pessoal dos nossos jovens. Competições como esta no município auxiliam na visibilidade da modalidade”, concluiu.
Assessoria - Prefeitura de Toledo