A secretaria municipal de saúde de Três Barras realizou no sábado (24), o denominado sábado rosa, esse encontro permitiu que as mulheres tribarrenses participassem de um momento de cuidados com a saúde.
Entre as atividades realizadas estavam à coleta de preventivo, testes rápidos de HIV, sífilis, agendamento de mamografias, além de orientações quanto à saúde preventiva.
A enfermeira Tatiane Carla falou da importância de fazer o exame preventivo. “Pela realização desse exame se tem um diagnóstico precoce e hoje estamos coletando 210 preventivos e, além disso, temos agendas abertas durante a semana”, explicou.
A enfermeira epidemiologista, Maria Gabriela, ressaltou a importância dos testes rápidos para sífilis e HIV. “Tínhamos como meta a realização de 100 exames rápidos de sífilis e HIV. Percebemos que essas doenças estão crescendo em Três Barras e para comprovarmos isso somente com os exames sendo realizados”, apontou.
A enfermeira da saúde da família, Thalitha Brandini, reforçou a importância desses exames para quem não pode vir. “Quem não pode participar basta procurar o agendamento municipal, pois eles são realizados semanalmente”, esclareceu.
A fisioterapeuta Taci Scramocin comentou sobre vagas para o exame de mamografia. “Estamos disponibilizando 50 vagas no CEONC em Cascavel para o mês de novembro. É importante a realização desse exame quanto à prevenção ao câncer de mama”, frisou.
Dona Angela Simionato Hert tem 66 anos e garante que a prevenção é fundamental. “Muitas mulheres não fazem o exame e às vezes quando vão fazer já é tarde, há 26 anos eu faço a mamografia e o preventivo”, comentou.
A secretária municipal de saúde Jacqueline P. Oenning, ressaltou os cuidados para com a saúde da mulher. “O câncer de mama e colo de útero ocupam segunda maior causa de mortes nas mulheres. Devemos cuidar da saúde da mulher durante todo o ano. O sábado rosa oportunizou a elas medidas preventivas quanto a esses cuidados”, finalizou.
Redação Click3