Nem a chuva atrapalhou. Uma ação integrada entre a Prefeitura de Toledo, Sicredi Progresso PR/SP, Secretaria de Meio Ambiente (SMA) e Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família (SAS), por meio dos projetos Florir Toledo, Ceu das Artes e Centro da Juventude proporcionaram o plantio de 500 mudas de árvores nativas no Parque Frei Eusébio na manhã desta terça-feira (27). Outras 457 mudas serão plantadas nos próximos dias no mesmo parque a fim de proteger a mata ciliar e embelezar o local.
As equipes se deslocaram logo cedo para o Parque Frei Eusébio. E com o apoio da Associação de Moradores do Jardim América, Jardim Europa e Bela Vista também foram plantadas 30 mudas de ipê para aumentar a área de sombra. A meta é plantar 957 árvores nativas às margens da Sanga Pinheirinho. Devido às condições climáticas a outra parte da ação será concluída nos próximos dias.
O engenheiro florestal da Secretaria de Meio Ambiente, Paulo Jorge Silva de Oliveira, disse que é uma proposta do Governo Municipal fazer a recuperação e preservação dos recursos hídricos do município. “E a ação desenvolvida veio a conciliar essa proposta. Como a Sanga Pinheirinho, que fica do outro lado da Avenida Maripá, já tem o projeto de recuperação em andamento, optou-se em realizar a ação no Parque Frei Eusébio”, contou Paulo.
Paulo falou ainda que a iniciativa deste plantio partiu da Sicredi e como resultado deve trazer mais qualidade de vida para a população do entorno, além de valorizar os imóveis da região. O projeto tem o intuito de neutralizar as emissões de gás carbônico ocorridas durante o ano de 2014 pela cooperativa de crédito. Aproximadamente 50 pessoas participaram das ações.
“Com a iniciativa, aproximadamente 137 toneladas de carbono serão compensadas, de acordo com o Inventário de Emissões de Gases da Sicredi – elaborado pelo Senai”, afirma Inácio Cattani, diretor executivo da Sicredi Progresso PR/SP. Ainda, segundo ele, o cálculo partiu de um levantamento com base na utilização de combustível, gás refrigerante e energia elétrica utilizados nas dependências da Sicredi, incluindo as onze unidades de atendimento e a sede da cooperativa, no dia-a-dia das atividades.
Cattani explicou que a equipe está acostumada a lidar com as atividades administrativas e financeiras da cooperativa e mesmo assim optaram em sair da rotina para ficar mais próximo da comunidade. “Para cumprir aquilo que estava em nosso planejamento estratégico nós tínhamos três opções: pagar para alguém fazer o serviço; comprar o certificado de alguma empresa; e a que mais nos agrada, colocar a mão na massa e mostrar que estamos presentes na comunidade”, salientou o diretor executivo. Ele mencionou ainda a possibilidade da cooperativa assumir a manutenção de um espaço público, como o Parque Frei Eusébio, e cuidar como demonstração de preocupação socioambiental.
Informações da Prefeitura apontam que diversas ações são promovidas por meio de parcerias entre instituições e a Prefeitura com o objetivo de ampliar as áreas verdes. Segundo o prefeito, Beto Lunitti, este envolvimento da sociedade garante mais arborização no município. O gestor municipal lembrou ainda que, próximo ao Parque Frei Eusébio, está em fase de implantação o Parque Linear da Sanga Pinheirinho. “Muitas ações são possíveis graças ao apoio de instituições como o Sicredi. Assumir o papel de repovoar a flora e auxiliar no cuidado de um espaço como este é uma atitude louvável”, concluiu Beto.
Obras do novo Parque Linear
Nas margens da Sanga Pinheirinho na região do Jardim Santa Clara IV acontece um projeto de revitalização, recuperação e preservação da sanga financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Nessa terça-feira, mesmo com as condições climáticas não muito favoráveis, funcionários da empreiteira faziam os trabalhos de construção do passeio público e ciclovia do projeto.
Assessoria - Prefeitura de Toledo