70 mil animais devem ser imunizados em Capitão Leônidas Marques, Santa Lucia e Boa Vista da Aparecida
AFTOSA
A 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a febre aftosa no Paraná já está valendo, e os produtores devem ficar atentos ao prazo. A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), informou que na 1ª etapa realizada em maio deste ano, cerca de 35 mil animais. Eles tinham até dois anos e foram imunizados na regional de Capitão Leônidas Marques que também compreende produtores Boa Vista da Aparecida e Santa Lucia.
O técnico agrícola da ADAPAR, Alex Alves, ressaltou a importância dos produtores não esquecerem da vacinação. “A vacinação é obrigatória, pois é a única maneira de evitar a doença e com a realização da vacina eles ficam imunizados”, contou.
Ele ainda ressaltou que nesta nova etapa o objetivo é vacinar cerca de 70 mil cabeças de bovinos e bubalinos nos três municípios que integram a Adapar/Capitão. “Pretendemos atingir um número expressivo de animais vacinados nessa etapa de novembro. As vacinas podem ser adquiridas em casas agropecuárias e cooperativas. Quem deixar de vacinar ou de comprovar que realizou a vacinação será autuado”, frisou.
O produtor, Alcione Corazza, sabe da importância em deixar o rebanho em dia com a vacinação correta. “Todos os anos quando tem a campanha já sabemos que precisamos vacinar o gado, compramos a vacina e realizamos a vacinação”, salientou.
Todo pecuarista precisa, além de imunizar, deve comprovar a imunização no escritório da ADAPAR ou pela internet no site: www.adapar.pr.gov.br
Alex lembrou , que nesse período o produtor pode fazer também a vacina de seu rebanho contra ao a brucelose. “A vacina da brucelose também é obrigatória e não tem uma campanha específica. Então sugiro aos produtores que no momento que vão fechar o gado já aproveitem para fazer essa também”, complementou.