Notícias

< < Voltar

Data: 11/11/2015

Polícia Ambiental intensifica ações de fiscalização voltadas a piracema

Nesse período fica proibida a pesca

No dia 1º de novembro iniciou a Piracema, período de ovada dos peixes, quando sobem os rios até suas nascentes para desovar. Nesta migração os peixes se tornam bastante vulneráveis, e pode que pescadores interrompam o processo reprodutivo deles, o que refletiria na diminuição do tamanho dos peixes e na quantidade disponível para a pesca nos anos sequentes.
 
Para coibir esse prejuízo ambiental há Leis Ambientais específicas que caracterizam a pesca nesse período como crime. Os pescadores ficam sujeitos às medidas impostas pela Lei Federal 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) em seu artigo 34, e também à responsabilização administrativa, consoante Instrução Normativa do IBAMA de n.º 25, de 1º de Setembro de 2009, e Instrução Normativa do IAP de n.º 242, de 2011. São medidas de controle com vistas à proteção e manutenção dos estoques pesqueiros nos rios brasileiros, haja vista que mais de 80% das espécies de peixes nativos das bacias hidrográficas brasileiras são reofílicas, isto é, realizam essas migrações anualmente.
 
Nesse sentido, visando à preservação da reprodução natural dos peixes, a 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, sediada em Foz do Iguaçu, mas responsável por toda a região Oeste e Sudoeste do Paraná, intensificou desde o dia 1º de novembro o patrulhamento pelos rios e lagos da região, para inibir e reprimir esse crime.
 
Ontem, terça-feira (10), policiais militares em fiscalização às margens do Rio Paraná, abordaram duas pessoas que pescavam em um barranco. Com os abordados foram apreendidos materiais de pesca e espécimes de peixes nativos. Ambos, adolescentes, foram conduzidos à Delegacia do Adolescente de Foz do Iguaçu, para realização do Auto de Prisão em Flagrante Delito.
 
No mesmo dia, policiais ambientais desta Companhia, em patrulhamento pelas margens do Lago de Itaipu no município de Santa Helena, abordaram e prenderam outras duas pessoas, no momento em que estas saiam do Lago. Com elas foram apreendidos 600 metros de rede de pesca e 25 quilogramas de peixes de espécimes nativas diversas. Foi dada voz de prisão e encaminhados à Delegacia de Polícia de Santa Helena.
 
Essas quatros pessoas presas responderão à Justiça por crime ambiental e também na esfera administrativa por descumprirem as normas do IBAMA e do IAP, anteriormente citadas, que proíbem a captura, transporte e armazenamento de espécies nativas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná.
 
A Polícia Ambiental informa que denúncias desse e de outros crimes ambientais podem ser realizadas, de maneira anônima, pelo telefone 45 -3527-2424.


 

Outras Notícias

Ver Todos

28/11/2024
Três Barras do Paraná conquista Selo Ouro de Alfabetização do MEC
Município é reconhecido por ações efetivas em educação e alcança nota 9,8
28/11/2024
Titãs, Michel Teló, Sorriso Maroto e muito mais, Verão Maior Paraná terá 33 shows gratuitos
A revelação dos nomes aconteceu nesta quarta-feira (27)
28/11/2024
Prova Paraná é aplicada com prioridade à inclusão
Estudantes da Educação Especial têm provas adaptadas às suas necessidades, além de acompanhamento de professor especializado em determinados casos.
28/11/2024
Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
O governo afirmou que o ajuste de contas não afetará os gastos públicos
27/11/2024
Idoso de 82 anos é detido assistindo filme pornô com menina de nove anos
Fato ocorreu em Capitão Leônidas Marques
27/11/2024
Secretarias de Saúde e Educação de Três Barras se unem no combate à dengue nas escolas
Ação educativa nas escolas municipais busca conscientizar alunos e comunidades sobre prevenção ao Aedes aegypti

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Portal Click 3
Três Barras do Paraná
Fones:
 (45) 99123-7611
              

Redação: contato@click3.com.br


 

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber informações sobre a Click 3.