O Programa Vida Saudável, desenvolvido pelo Ministério do Esporte em parceria com a Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, está com 119 vagas abertas para bolsistas acadêmicos e profissionais nas áreas de educação física, fisioterapia, enfermagem e pedagogia. Os bolsistas vão desenvolver atividades para idosos de duas a três vezes por semana, com ações esportivas, recreativas e culturais em espaços como quadras e ginásios poliesportivos, salões paroquiais, clubes.
As inscrições, que terminariam nesta quarta-feira (18), foram prorrogadas até o dia 25 de novembro. O edital com a documentação exigida e demais detalhes está disponível no site da secretaria: www.esporte.pr.gov.br.
As atividades serão desenvolvidas em 39 municípios do Estado, conforme edital publicado no site da secretaria. O programa tem duração de 24 meses – quatro meses de estruturação e 20 de execução - e a proposta é atender 7.800 idosos, 200 por município.
"O programa tem como objetivo democratizar o lazer e o esporte recreativo, promovendo a saúde e o envelhecimento bem sucedido", comentou a coordenadora do Vida Saudável, Márcia Simoni. "A ideia é garantir à pessoa idosa a participação, o prazer e a ludicidade com atividades esportivas, recreativas, culturais, sociais e de integração."
Para o secretário do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, além de uma boa oportunidade para profissionais e acadêmicos, o Vida Saudável representa qualidade de vida os idosos. “Tenho sempre dito que esporte também é segurança, educação e principalmente saúde", disse ele.
As vagas serão distribuídas de acordo com o seguinte critério:
1 Coordenador Geral (profissional da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo)
2 Coordenadores Pedagógicos (profissionais de educação física)
39 Coordenadores de Núcleo (profissionais de educação física)
78 Agentes Sociais (acadêmicos de educação física, fisioterapia, enfermagem e pedagogia)
Agência Estadual de Notícias