
Nos próximos dias, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Capitão Leônidas Marques, deverá retomar a campanha de conscientização à população da necessidade na separação do lixo reciclável produzido no município.
Moradores de Capitão convivem com este projeto há muito tempo e já separaram uma média alta de materiais recicláveis em relação a outros municípios do mesmo porte.
Agora, identificado pelos agentes ambientais e responsáveis do projeto, está havendo uma diminuição desta separação, chegando muito próximo de até comprometer o sistema de coleta seletiva.
A administração do prefeito Claudio Quadri, e a Itaipu Binacional, em breve estarão firmando parcerias, com ações relevantes no destino dos materiais produzidos, mas para que isso aconteça, a população deverá dar sua contrapartida, voltando a separar os materiais produzidos na residência ou comércio.
Para o prefeito Claudio, a tarefa mais importante fica por conta do morador ou da pessoa responsável pela entrega do que se produz na residência, medidas que não têm o apoio da comunidade, não atingem o objetivo. “Convoco a minha população para mudarmos este quadro, a parceria que faremos nesta questão do meio ambiente será muito importante para o município, não acredito que a nossa comunidade não irá participar deste projeto”, disse o prefeito.
De acordo com informações do Secretário Valdir Giachini, já anunciado pelo prefeito, outro caminhão coletor de resíduos deverá chegar em breve ao município, aumentando assim, a logística de recolhimento. Ainda segundo ele, no complexo de separação, uma nova estrutura está sendo projetada para auxiliar.
A Secretaria de Meio Ambiente está orientando, por meio de avisos, cada morador que se mostra com dificuldades na separação. Assim, de forma breve, retoma-se o curso proposto do programa.